Rural Vivo
  • Início
  • Quem Somos
  • Artes
  • Educação
  • Agroecologia
  • Contactos

Projecto  "Resiliência  Rural"  2021/22

“RESILIÊNCIA RURAL”
  CAMPO DO GERÊS 
  08/2021     -      04/2022


PROJECTO DE RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS, CICLOS DE OFICINAS E EVENTOS CULTURAIS


A Associação Cultural “Rural Vivo” desenvolve neste Outono, Inverno e Primavera 2021/2022 o projecto “Resiliência Rural”. Trata-se de uma programação de quatro ciclos de residências artísticas que se articulam com quatro ciclos de oficinas no ensino formal e não-formal, e que culminam em dois encontros de cruzamento multidisciplinar, onde serão partilhados os processos criativos. As residências artísticas e os encontros terão lugar na aldeia de Campo do Gerês. O programa de oficinas terá lugar no Agrupamento Escolar de Terras de Bouro, e em diversos espaços do Campo do Gerês.

Esta é uma região rica em saberes e tradições, com um património natural e cultural único. Devido ao êxodo rural, muitos dos saberes estão a desaparecer, e existe pouca oferta cultural, havendo escassez na produção criativa da região e de atividades sócio-culturais. 

Com estes quatro ciclos de programação transversal e diversificada, pretendemos dinamizar a relação entre as artes, as ruralidades e a educação, com os saberes, lugares e comunidades locais, com o propósito de valorizar o património existente e impulsionar as novas gerações criativas. De forma a responder diretamente à necessidade de Resiliência Rural, incentivando formas de vida sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento artístico, ecológico e tecnológico das novas gerações que vivem no meio rural da Serra do Gerês. Dai que o programa cruze quatro artistas das artes performativas e visuais com outras áreas de conhecimento, de forma a potenciar o desenvolvimento criativo e sustentável da região, através deste projecto de intervenção sócio-comunitária através das Artes.

Este projecto é financiado pela DGArtes- Ministério da Cultura, e apoiado pela Associação de Compartes do Campo do Gerês, a Junta de Freguesia do Campo do Gerês e a Câmara Municipal de Terras de Bouro.


CICLOS DE OFICINAS

O primeiro ciclo, está baseado em diferentes abordagens que trabalham os diversos tipos de Comunicação. O segundo ciclo, sobre as energias livres e sustentáveis, que irá focar de forma muito práctica nos modos de gerar energia e reaproveita-la. O terceiro, sobre a Educação Ambiental e Criativa, irá cruzar aspectos da Agroecologia do Oficio Artesanal com a Criatividade como pano de fundo. E o quarto ciclo será sobre a criação musical em grupo, e as dinâmicas que nos obrigam no trabalho colectivo à escuta activa. 

As oficinas estão previstas acontecer aos sábados às 14h30 na Chão de Baixo (uma pequena floresta à entrada da aldeia junto ao rio Rodas), na antiga Escola Primária do Campo (a 3 min. a pé da Chão de Baixo), e no Serviço Educativo do Museu da Geira; e no Agrupamento Escolar de Terras de Bouro, entre semana, dirigido às/aos alunxs. Os condicionamentos ambientais e sociais do momento poderão alterar o lugar ou as datas das actividades. Iremos informando pelo site das possíveis alterações  www.ruralvivo.org


No sábado 30 de Outubro e no sábado 02 de Abril  acontecerão os eventos “Rural Vivo! III e IV ENCONTRO de ARTES, ECOLOGIA e RURALIDADES”, onde serão apresentados os resultados das residências e algumas oficinas, com concertos e palestras ligadas à temática das Artes, Ecologia e Ruralidades.

Entrada Livre com inscrição obrigatória em: ruralvivogerez@gmail.com

-------------------------------------------------------

RESIDÊNCIAS ARTÍSTICAS

ARTISTAS EM RESIDÊNCIA 2021


  • JOÃO CARLOS MARTINS
  • MARIA VASCONCELOS
  • GIL DELINDRO
  • RICARDO COELHO


----------------------------------------------------------


PROGRAMA 


CICLOS de OFICINAS :

II CICLO SOBRE LINGUAGENS MUSICAIS



Novembro:


  • Sábado 20 de Novembro, no Museu da Geira, às 14h30:

Repercussões I 
Oficina de Artes Sonoras Analógicas
 
com João Carlos Martins + Manuel Apresentação

A Oficina de Artes Sonoras convida o participante ao exercício de composição musical rítmica executada através de objetos comuns. A prática de caráter pedagógico musical visa estimular a capacidade criativa através da exploração das potencialidades sonoras na transfiguração de objetos comuns em instrumentos musicais como também o exercício da participação coletiva na composição musical. Os ateliers são dirigidos a todas as pessoas independentemente dos seus conhecimentos musicais. A iniciativa tem como objetivo a criação coletiva de uma performance musical. 

  • Sábado 27 de Novembro, na Antiga Escola Primária, às 20h30:

Oficina de Música Digital II
Atelier de Ritmos e Letras através da Música Digital II 

com Franklin Monteiro - "O Gringo Sou Eu"

‘Para o bem ou para o mal, estamos no mundo digital’ Para aqueles que não assistiram à primeira oficina, poderão ter a oportunidade de experimentar em grupos reduzidos de 6 pessoas. Para os que já assistiram, poderão aprofundar numa segunda parte deste Atelier de Ritmos e Letras. Esta oficina é uma introdução ao desenvolvimento de competências juvenis e adultas na área da música eletrônica através de um Laboratório Criativo. O artista pretende demonstrar todo o processo de construção da música produzida por equipamentos eletrônicos e softwares, proporcionando contato com os aparelhos, utilizando a expressividade do hip hop, através de uma nova experiência. Propõe-se desenvolver algo criativo que nos satisfaça como personagem atuante, com responsabilidade dentro desta avalanche de informação que o mundo atravessa.

Público: a partir dos 12 anos.


Dezembro:
​


  • Domingo 05 de Dezembro, na Antiga Escola Primária, às 11h:

Concerto-Meditativo com Taças de Cristal de Quartzo
com António Maria

''Uma viagem ao Coração do Silêncio'' é um concerto com taças de cristal de quartzo que convida ao relaxamento e entrega. Deixando-se envolver pela vibração, os participantes poderão ter uma experiência semelhante a uma massagem subtil e atingir um estado de meditação profunda. Os cristais de quartzo, com os seus tons e ressonâncias específicas, proporcionam abertura à sinfonia cósmica e é também um meio de restaurar a harmonia tanto ao nível psicológico como ao nível psico-espiritual. Convidamos a fechar os olhos e acolher a sensação de flutuação, bem-estar, ligação ao Ser.

  • Domingo 12 de Dezembro, na Museu da Geira, às 11h:

Atividade para Crianças:
Dinâmicas da Escola da Floresta

com Joana Guedes

Nesta vivência vamos descobrir alguns dos segredos que a floresta guarda, vamos dar asas à nossa imaginação, conhecer alguns dos seres que a habitam e encontrar possibilidades de resolver situações inesperadas do dragão trapalhão...

  • Museu da Geira, às 15h:​

Espetáculo de Teatro de Sombras e Narração: "Cartas para a Floresta"
com Maria Vasconcelos

“Cartas para a floresta” é um espetáculo de narração de histórias e teatro de sombras, apresentado através do encontro dessas linguagens ancestrais que se originaram do desejo das artistas Kiara Terra e Urga Maira de apresentar a Floresta Amazônica ao público. Através de uma história dos povos originários do Brasil e três cartas para a floresta, as artistas convidam o público a partilharem uma experiência única que concilia as projeções das sombras com as fabulosas ilustrações da artista Graziella Mattar. Como seria conhecer a floresta como quem vê e ouve o mundo pela primeira vez? Esse espetáculo é uma bem humorada, e ao mesmo tempo afetuosa carta de amor à floresta e à natureza do Planeta ao qual pertencemos.

  • Sábado 11 de Dezembro Fêjogo - Domingo 12 de Dezembro, no Museu da Geira:

Feirinha de Natal

(PRODUTORES LOCAIS E/OU ARTESANAIS) & ESPAÇO DE TROCAS (oferece o que já não queiras, e leva o que precises)


------------------------
​
As oficinas são de entrada livre; é preciso inscrição através do email da associação:     ruralvivogerez@gmail.com
​
www.facebook.com/ruralvivogeres
Picture
Powered by Create your own unique website with customizable templates.
  • Início
  • Quem Somos
  • Artes
  • Educação
  • Agroecologia
  • Contactos